Sinalização

13 de novembro de 2015

Sinalização de São Mateus


Em paralelo  ao projeto de sinalização do campus de Goiabeiras, iniciou-se o desenvolvimento do projeto de sinalização para o Centro Universitário Norte do Espírito Santo (Ceunes – Ufes). O campus é dividido em quatro setores, sendo nomeados em eixos e numerados, levando em consideração a distribuição dos edifícios no espaço.

A fim de coletar dados mais detalhados foram realizadas visitas e reuniões com a administração do campus. Após análise e sistematização de todos os dados, surgiu o mapa de fluxo de circulação, ferramenta importante para o plano de sinalização.  Durante a definição da tipologia dos elementos do sistema, foram criados códigos para os mesmos.

Para a documentação dos dados, as placas foram agrupadas em um mapa, que marca a localização aproximada de cada uma. Em seguida, foi criada uma tabela para especificar os conteúdos de cada placa.

Com a conclusão dessa etapa, surgiu a idéia de produzir uma maquete do campus para facilitar a observação de navegabilidade e coerência do sistema de sinalização pensado para o campus. Além disso, surgiu outra ferramenta de verificação da eficiência dos caminhos sugeridos para cada prédio específico: os mapas de fluxos propostos, que ajudaram a confirmar se estavam sendo utilizadas as possibilidades de caminhos mais objetivos.

A etapa seguinte se constituiu em revisões do conteúdo final e definição dos desenhos das placas (layout, estrutura, formato, cor e etc). No momento o projeto possui todo o plano de sinalização completo e revisado, os desenhos e layouts finais quase concluídos. O passo seguinte, será finalizar os desenhos técnicos, solicitar os orçamentos e iniciar o manual de implementação.



Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *