Acessibilidade

12 de novembro de 2015

Mapeamento de acessibilidade do campus da Ufes


O projeto de acessibilidade pertence ao laboratório ProDesign Ufes – Programa de Projetos em Design, e é desenvolvido pelas bolsistas Luiza Mariani Pinto e Kaísa Silva de Souza. O trabalho consiste em discutir estratégias que possam auxiliar os portadores de necessidades especiais em seu deslocamento pelo campus, no sentido de criar maior autonomia para os cadeirantes.

Está sendo realizado um mapeamento utilizando uma cadeira de rodas, por todo o espaço do campus de Goiabeiras, à respeito da condição de cada caminho – desde os portões de pedestres e saídas de estacionamentos até a entrada de cada edificação. A ideia é ter um diagnóstico claro de quais são os pontos críticos nos trajetos e onde a Prefeitura Universitária pode atuar.

Uma das primeiras conquistas alcançadas foi após uma reunião com o reitor, onde foram apresentados os primeiros levantamentos feitos, que apontaram uma grande dificuldade em todas as entradas que dão acesso à Ufes. Algumas semanas após essa reunião foram realizadas obras que tornaram essa transição acessível.

 

[ATUALIZAÇÃO]: os resultados desse trabalho foram apresentados no 12º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design, P&D Design 2016, em Belo Horizonte. Leia mais.

 

 



Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *