Identidade Visual

16 de agosto de 2018

Manual de Identidade Visual da UFES


O desenho do logotipo Ufes começou em 2012, a partir de diálogos entre a Secretaria de Cultura e Comunicação (SUPPEC) e o Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI), no sentido de termos uma marca sintética e de fácil aplicação em mídias impressas e digitais. Nessas últimas e especialmente noque se refere à Web, o uso do atual brasão da instituição se mostrava de impossível leitura, dada sua inadequação a formatos reduzidos, tanto no que diz respeito ao nome da instituição em si quanto a seus elementos gráficos complexos.

Para a criação do logotipo, partiu-se da pesquisa de outras representações visuais que foram utilizadas pela instituição no passado. Dentre elas, observou-se que a marca em uma única cor, desenhada a partir de uma visão em perspectivado mural do artista Raphael Samu, presente no campus de Goiabeiras, já era frequentemente usada por membros da instituição. Esta imagem permanecia presente em camisetas e outros materiais confeccionados pela própria comunidade, mesmo depois de sua descontinuação.

Desse modo, nosso entendimento foi de que o famoso mural ao lado da Prograd já era percebido como um símbolo importante da Universidade, não sendo necessário, portanto, qualquer solução arbitrária criada do zero. Nesse sentido o novo desenho do logotipo remete novamente ao mural, adotando no entanto uma visão frontal, com pequenas adaptações formais. Assim, o logotipo Ufes procura valorizar a identidade percebida da instituição.

Este manual, concluído em 2017, tem como finalidade organizar essa identidade como um sistema estruturado para a comunicação da Ufes, normatizando assinaturas institucionais e ampliando o sistema para suas diferentes sub marcas, de Pró-Reitorias, Centros, Secretarias e Departamentos.




Abrir PDF

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *